Guia da sobrancelha bonita

23.6.14

Oi minha gente querida!

O post de hoje está recheado de dicas para quem deseja cuidar melhor das sobrancelhas. Minha fotinha está aí apenas para ilustrar melhor o assunto. Minhas sobrancelhas estão longe (bem longe) de serem perfeitas. Mas adotei alguns cuidados básicos que têm feito a diferença, e eu tenho certeza que você pode fazer também.

São 3 dicas simples que podem facilmente ser incorporadas no seu cotidiano. Simbora!

Ah! As sobrancelhas...
Originalmente "criadas" para impedir que o suor da testa escorresse para os olhos, acabaram sendo notadas como a moldura do rosto ainda nas civilizações antigas. O povo egípcio, pelo que se tem registro, além de ser pioneiro na utilização da maquiagem, depilação e outros maneiras de se embelezar, também foi o primeiro a modelar as sobrancelhas. 

E uma sobrancelha bem tirada realmente faz a diferença. Afinal, não deve ter sido à toa que a rainha Cleópatra entrou para a História como uma das mulheres mais deslumbrantes de todos os tempos.

Preparei estes 3 passos que tenho praticado, e que você também pode seguir para ter sobrancelhas cada dia mais bonitas.

1. Tirar o excesso


Acho que nem preciso dizer o quanto é importante manter as sobrancelhas bem aparadas e a área em volta bem limpa. Sobrancelha com pelos compridos, cheia de pelinhos em excesso só vai te deixar com ar de desleixo, e dependendo do caso, até te envelhecer. Pelo menos uma vez ao mês, apare os pelos com uma tesourinha. Penteie-os para cima e corte o excesso com cuidado.Vá com muita calma para não cortar demais.
Depois disso, é hora de retirar os pelinhos que estão poluindo sua expressão. 
Quanto à pinça, escolha uma à qual você melhor se adapta. Existem diversas pinças, de vários modelos e preços. Vale à pena dar uma pesquisada antes de comprar uma.
Retire apenas os pelos que estão muito fora do desenho. Se você pretende mudar o formato natural das sobrancelhas, procure um profissional competente. Depois você poderá manter o desenho em casa, tirando apenas os excessos. Mas o processo de modelar um novo desenho para as sobrancelhas deve ser feito por alguém capaz de fazer um trabalho bonito. É melhor não arriscar, afinal, alguns pelos se retirados do lugar errado podem não crescer mais.
No meu caso foi exatamente o que fiz. Fui à uma profissional e pedi que ela deixasse no formato mais arqueado possível, mas de modo que não ficassem muito finas. Depois fui mantendo o desenho em casa, retirando os excessos.

Cuidado com certos "profissionais" de sobrancelhas por aí. Procure conhecer o trabalho da pessoa antes, converse com alguém que ele tenha atendido, se possível peça um portfolio do trabalho dele. Eu já tive péssimas experiências em salões de beleza na minha cidade, por causa de pessoas que se propunham fazer o serviço sem ter o mínimo de técnica e noção do que fica esteticamente bonito para cada tipo de rosto. Se eu tivesse coragem, colocaria aqui uma foto daquela época. Resumindo: fiquei com as sobrancelhas caídas, perdi o final das sobrancelhas e terminei com uma aparência muito triste e mais velha. Cuidado!

1.1. Medidas


Existem parâmetros básicos para modelar as sobrancelhas. Veja abaixo.
1 - Ponto de início da sobrancelha. Pegue um lápis, régua ou similar. Alinhe com a ponta do nariz. É aí que sua sobrancelha deve começar. O que ficou de fora, retire com a pinça, respeitando sempre a linha. 

2 - Ponto mais alto da sobrancelha. Deve estar alinhado com a pupila/região mediana do olho, formando um ângulo agudo em relação à linha do início.

3 - Final da sobrancelha. Deve estar alinhado com o final do olho.

Observe que todas as medidas são feitas com base na aba do nariz. Lembre-se de respeitá-las para não ficar parecida com a pobre moça da foto abaixo.
Tadinha! :(
É importante ressaltar que a tendência agora é ter a sobrancelhas mais grossas, cheias e destacadas. A moda das sobrancelhas super finas já passou faz mais de 80 décadas. Isso mesmo!
Atrizes de Hollywood das décadas de 20 e 30.



Evolução do visual de Demi Lovato
No entanto, entre a moda e o gosto pessoal, o ideal é buscar uma espessura que traga harmonia ao rosto, respeitando o máximo ao formato natural das sobrancelhas, bem como o gosto pessoal de cada um.

2. Estimular o crescimento dos pelos


Ana Paula Arósio, Juliana Paes, Cara Delevigne
Nem todas nasceram com sobrancelhas cheias e lindas como a Ana Paula Arósio. Por isso é sempre bom dar uma forcinha à natureza. 


O óleo de mamona é comprovadamente eficaz no estímulo ao crescimento de pelos. Eu utilizo nas minhas sobrancelhas e percebo uma melhora significativa no volume dos fios. Seu eu fosse mais disciplinada e usasse todo dia, estaria com as sobrancelhas muito mais bonitas. Sempre que lembro, aplico o óleo com um pincel de um rímel velho (que eu lavei e utilizo só para este fim), penteando e fazendo o óleo penetrar bem entre os fios.

3. Disfarçar as falhas maquiando


Existem várias maneiras de preencher as sobrancelhas com maquiagem. Existem produtos específicos para esse fim em , lápis, pasta, gel...

Você pode usar o produto que preferir, mas em qualquer caso considere sempre duas regrinhas:
1 - Nunca use um produto escuro demais. Isso significa que passar cor preta na sobrancelha está fora de questão.
2 - O início da sobrancelha deve ficar sempre mais suave do que o final. Você pode usar duas cores: uma mais clara para o início e uma mais escura para o final.

Adoro estes dois vídeos que ensinam como maquiar as sobrancelhas e obter um resultado natural e elegante.




Eu realmente espero que esse post tenha te ajudado em algo.

Abraço e até a próxima!

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

5 respostas

Google+ Followers