Como ZERAR olheiras com maquiagem

30.8.15

Em primeiro lugar, quero deixar muito claro que olheiras podem ser sinais de algum problema de saúde como anemia, asma, má respiração bucal, distúrbios do sono, etc...
O melhor é sempre descobrir qual é a causa das olheiras e tratar. Mas enquanto isso, existe a possibilidade de disfarçá-las com maquiagem e essa é a proposta desse post. Entendidos? Então vamos ao que interessa.

Já tem alguns meses que vemos aí pela Internet uma nova "moda" de esconder olheiras muito escuras com batom vermelho.
Mas a questão é que ninguém diz porque isso funciona, e, principalmente porque isso NÃO funciona para todo mundo.
Primeiramente, vamos pensar um pouco. As olheiras, quando são escuras (porque sim, nem todo mundo tem olheiras escurecidas. Há quem tenha olheiras avermelhadas) geralmente têm um tom mais esverdeado em peles de tom quente, e, em peles de tom frio tende para o azulado.
Essa dica de hoje vai servir para quem tem peles de tom quente, ou seja, peles de tom mais amarelado, oliva, negras de pele mais clara, etc... Mas também pode servir para algumas pessoas com pele em tons frios. Tudo depende de testar, experimentar e ver o que funciona para você.

VEJA TAMBÉM

No círculo das cores, a cor oposta ao verde é o vermelho, por isso as pessoas passaram a usar batom vermelho para anular o tom esverdeado das olheiras. Mas isso só funciona para pessoas que têm o seguinte perfil: tom de pele oliva, ou pele negras de tons mais escuros, com olheiras muitos severas.
Existe corretivo vermelho para essa função, que também é utilizado para cobrir pele negra com vitiligo. No entanto, essa cor de corretivo é mais difícil de encontrar e bem mais cara, pois atualmente só marcas profissionais produzem (até hoje, só já vi corretivo vermelho na marca Kryolan). O batom vermelho pode ser usado, mas é um quebra galho e não proporciona o mesmo efeito de um corretivo vermelho.

A lógica é a seguinte: quanto mais escura a mancha, mais escura deve ser a cor utilizada para anular a mancha. Se a mancha for mais clara, a cor de neutralização também deve ser mais clara.

Em pessoas de pele mais clara e com olheiras, também há necessidade de um pigmento avermelhado. No entanto, a concentração de pigmento vermelho deve ser muito menor do que a utilizada em peles escuras e com olheiras mais severas.
Para algumas pessoas, um corretivo amarelo ou até mesmo um corretivo comum funciona perfeitamente para esconder as olheiras. Mas em outras pessoas, a região tende a ficar acinzentada, provocando um efeito indesejado: em vez de esconder, evidencia as olheiras.
Nesses casos é necessário utilizar-se da teoria das cores.

Depois do próprio vermelho, a cor que tem mais pigmento vermelho é o laranja. Essa é a cor ideal para os casos já citados acima.
Mas não são todas as pessoas que vão precisar usar o batom laranja puro, somente aquelas com olheiras mais severas. Nos demais casos, vamos diluir o batom com um corretivo cor de pele, dosando a quantidade de laranja conforme a gravidade das manchas.
Lembrando que isso também é um quebra-galho, pois assim como o corretivo vermelho, o corretivo laranja é caro e difícil de encontrar (só conheço o corretivo laranja da marca Kryolan, se você sabe sobre outra marca deixe nos comentários).
Eu utilizei um corretivo cremoso, mas você pode usar corretivo líquido também. Esse batom que usei é da marca Yves Beauty, comprei numa loja local. Você pode usar qualquer batom laranja, desde que tenha uma cor bem concentrada.
Fiz a mistura num CD (sim, se você não tem uma plaquinha de maquiagem, pode usar um CD. O importante é manter a higiene de todas as suas ferramentas).
1 - Apliquei o corretivo laranja com um pincel nas olheiras. Uma camada fina e uniforme é suficiente. Esperei uns 5 min para o corretivo assentar na pele.
2 - O próximo passo é aplicar um pó translúcido por cima desse corretivo, para ajudar a fixar melhor na pele e não se misturar com a base que será aplicada em seguida.
3 - No terceiro passo, apliquei a base com pincel (também pode ser aplicada com esponja de base umedecida). Na região onde foi aplicado o corretivo laranja, passei a base com mais cuidado. Esperei mais 5 min para a base assentar na pele, tirei o excesso de óleo da base com um pedaço de papel toalha (também pode ser papel higiênico, não tem problema), pressionando levemente o papel na pele, sem arrastar.
4 - Apliquei pó em todo o rosto para selar a base e fazer a maquiagem durar. Na região abaixo dos olhos, apliquei um pó um pouco mais claro, mas isso é opcional. Eu faço isso apenas porque gosto do efeito mais iluminado que dá quando a maquiagem dos olhos está finalizada.

Produtos utilizados na pele:
- Hidratante facial para pele extra-seca da Davene.
- Primer da Odorata.
- Corretivo da Vult misturado com o batom laranja da Yves Beauty na área das olheiras.
- Pó translúcido da Essencial by Hiroshima por cima do corretivo laranja (resenha aqui).
- Base da Natura Una.
- Pó compacto da Vult na região abaixo dos olhos.
- Pó compacto da Vinyx em todo restante do rosto.
E esse é o resultado final, com toda a maquiagem feita. Pode ver como não sobrou nada de olheiras aparecendo!
Eu tenho umas manchas perto dos lábios também, eu poderia ter passado o corretivo nessas manchas e teria neutralizado perfeitamente. Perceba que na maquiagem finalizada as manchas da boca ainda aparecem sob a maquiagem, mas as olheiras não aparecem, nada, zero!

É isso aí, espero que tenham gostado da dica. Se tiverem qualquer dúvida, basta deixar nos comentários abaixo e responderei assim que for possível.

Se esse post te ajudou, peço a você que compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Isso me ajuda muito e me motiva a continuar fazendo posts como esse para vocês.

Abraços e até a próxima!

Gostou desse post? Assine o Feed e receba 2 vezes ao mês um resumo de tudo que rolou aqui no Caveiras e Flores! É grátis!

  O que é Feed?

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

4 respostas

Google+ Followers