4 ideias de decoração para salas pequenas

31.5.16

Quem tem sala pequena sabe como é difícil decorá-la, já que a falta de espaço não permite o uso de muitos móveis ou objetos decorativos. Também é preciso tomar cuidado com as cores que serão usadas, pois se errar no tom e ele ficar muito escuro, o que era pequeno pode parecer menor ainda, normalmente esses erros não ocorrem quando você compra um projeto de casa. Os móveis também precisam ser escolhidos com cuidado, pois um erro na medida de qualquer um deles pode comprometer a circulação na sala ou impedir que se coloque outro móvel nela.
Com tantas restrições, pode ficar difícil conseguir uma decoração caprichada, do jeito que você quer. Mas existem truques que você pode usar na hora de decorar e que podem deixar sua sala pequena muito mais bonita, e ainda por cima com um visual mais estiloso.
Separamos 4 dicas envolvendo diferentes partes da sala para você conseguir decorar cada uma delas de um jeito único e incrível! Confira!

1. Paredes diferentes

Começamos pelos pontos mais visíveis: as paredes! É delas que a atmosfera da decoração emana. São elas que ditam se a decoração será alegre, harmoniosa, viva, tranquila, tradicional, neutra, retro e por aí vai. Por isso, na hora de decorar sua sala pequena, capriche nesse ponto!
A primeira coisa a fazer é deixá-las em tons claros, para ajudar na sensação de “ampliação” do ambiente. Depois disso, você pode usar a imaginação fazendo um dos pontos que separamos abaixo:
- Usar espelhos de diferentes tamanhos e formatos: espelhos ajudam a “ampliar” o espaço, e se você conseguir combinar múltiplos deles, melhor para aumentar os detalhes!
- Quadros, pôsteres, pratos decorativos, acrílicos: todos esses itens podem ser pendurados nas paredes para mostrar um pouco da personalidade dos moradores da casa, conforme os tipos escolhidos. Tente pô-los no alto das paredes para que o olhar seja atraído para cima, dando a impressão de serem mais altos. Exceto os pratos, é legal você colocar quadros, acrílicos e pôsteres mais alongados, retangulares. Isso ajuda na sensação de aumento;
- Vasos de plantas: se você quer um ambiente mais natural, vale pendurar vasos de plantas ou colocá-los sobre prateleiras na sala. Mais uma vez, busque colocá-los no alto;
- Listras: abuse de listras verticais nas paredes, pois elas dão o efeito de maior altura. Listras horizontais ajudam no “alargamento” da sala ou na profundidade. Você pode usar faixas mais grossas também. Essa dica é ótima para quartos pequenos também, especialmente porque você poderá adesivar cada porta do guarda-roupa de uma cor de modo a combinar com as listras.

2. Teto diferente


O teto também merece uma atenção especial! A dica das listras serve aqui também, para deixá-los mais largos ou compridos. Invista também na iluminação deles, pois múltiplas luzes ajudam no sentido de deixá-lo mais “amplo” também. Evite lustres ou lâmpadas muito grandes para não carregar a composição. Uma cor clara para ajudar no efeito de “aumento” também é importante, mas não precisa ser gelo ou branco, pode ser um tom mais colorido;

3. Pisos amplos

Os pisos também precisam ser claros, de preferência feito de materiais com juntas finas (de porcelanato, por exemplo) ou inexistentes (pisos de resina de Epóxi são assim). Isso ajunta no aprofundamento ou alargamento do cômodo, além de terem uma aparência muito bonita!

Guest post escrito por Matheus Bertoluci.

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

0 respostas

Google+ Followers